Pular para o conteúdo principal

“Carregadores nocturnos”: cabras e galinhas para “Macumba”?

Texto por:

Wendell P. Machado Cordovil 


Não é dos dias de hoje que práticas vistas como “feitiçaria” para causar males para outras pessoas são relacionadas com religiosidades de matrizes africanas. O termo “macumba” é muito utilizado no Brasil para expressar com negatividade as religiões e práticas de grupos descendentes de povos dos diversos países africanos. Tudo ligado a essas religiões seria então “macumba”, que gera desconfiança na possibilidade de prejuízos dos mais diversos. Uma visão discriminatória, mas que não surgiu nos dias de hoje.

O termo “macumba”, que na realidade se refere a um instrumento de percussão, foi transformado em sinônimo de “feitiçaria” direcionada para a realização de alguma maldade. No senso comum, a “macumba” sempre estaria ligada com seres diabólicos e sacrifícios dos mais diversos animais. Em fontes históricas do século XIX essa mentalidade já é perceptível. Um exemplo é a notícia que teve espaço no Jornal do Commercio (RJ), 22 de julho p. 4, e no Jornal da Tarde (RJ), 21 de julho p. 1, no ano de 1877.

A notícia se tratava da detenção de dois sujeitos as 2h da madrugada do dia 21. O guarda da ronda encontrou com dois homens, Henrique Ananias Xavier e “o preto” Antonio. Chamados pelo Jornal do Commercio de “Carregadores nocturnos” , os dois levavam com eles 2 cabras e 7 galinhas. O guarda “rondante da rua”, rua do Riachuelo no Rio de Janeiro, questionou os homens sobre para onde levariam os animais. Henrique e Antonio afirmaram que os animais seriam entregues na casa de “Firmino de tal”, mais conhecido como “Macumba”.

Segundo o Jornal do Commercio, “A explicação não pareceu satisfazer os agentes da força publica, porque levou-os á presença da autoridade”. Para o Commercio a explicação não teria sido suficiente, mas para o Jornal da Tarde tinha sido mais que suficiente. Afinal, concordava que o apelido de “Macumba” já era “per si só muito bastante para despertar as mais fundadas suspeitas”. A detenção de ambos estaria correta. 

Mas o que justifica “as mais fundadas suspeitas”? Um “preto” pelas duas da madrugada com cabras e galinhas? Estaria a caminho, teria pensado o sujeito que escreveu a nota, da realização de alguma “macumba”. O apelido de Firmino, “Macumba”, seria “muito bastante” para confirmar a situação. Para impedir os males da “macumba” eles deveriam ir para “a presença da autoridade”. Seria uma História Noturna no Império do Brasil, ocorrendo em noite qualquer do século XIX? Talvez então apenas sujeitos transportando animais para criação, ou alimentação. Não saberemos.


Referência:

Jornal do Commercio (RJ). Carregadores nocturnos. Ano 56, n. 202, 22 jul. 1877, p. 4.

Jornal da Tarde (RJ). Suspeito. Ano I, n. 117, 21 jul. 1877, p. 2.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LIVRO DIGITAL DO IV SIMPÓSIO ONLINE DE HISTÓRIA DOS ANANINS

Agradecemos a todos e todas comunicadores que participaram do evento e que estavam ansiosos este momento. Estamos divulgando o acesso ao livro digital resultante do IV Simpósio Online de História dos Ananins. Pedimos imensas desculpas pelo atraso e pela falta de resposta a muitos e-mails. Estávamos com problemas para acessar nossas redes sociais. O atraso do livro foi, segundo a Editora, em decorrência do elevado número de trabalhos e de que muitos arquivos originais estavam com sérios problemas de formatação, impedindo até mesmo a devida adequação. No entanto, agora o livro está entregue para amplo acesso. Agradecemos a participação, paciência, e pedimos desculpas por uma demora incomum para a entrega do livro. O livro digital, organizado por Layane de Souza Santos e Francicléia Ramos Pacheco, pode ser acessado a seguir, tanto para visualizar online quanto para realizar o download. O livro está registrado com o ISBN: 978-65-88086-20-9. DOWNLOAD

Breves notícias: Os rios de Ananindeua e o projeto de abastecimento de água em Belém (Segunda metade do séc. XIX)

T exto de: Athos Matheus da Silva Guimarães*  Talita Almeida do Rosário** Champney, James Wells, Vegetation of the rawed of border ,1860, Travels in the north of Brazil Em viagem ao norte do Brasil, James Champney registrou em ilustrações o cotidiano da vida amazônica. Compondo um álbum com cenas como o banho na praia, o preparo da farinha, a lavagem de roupa e outras, revelou um elemento essencial na realidade do habitante da Amazônia, o rio. A ilustração acima é uma delas, o transporte por pequenas canoas era muito comum para diversas funcionalidades, entre elas a busca por alimento, como lembra Inglês de Souza em seu romance oitocentista História de um pescador, ambientado sobre as margens do rio Alenquer em Óbidos. No romance, o tapuio José, atravessava o rio com sua canoa até chegar ao Lago Grande, local aonde se pescava pirarucu assim quando chegava o verão, o que no livro é chamado de Salga. De modo como também era sobre o rio aonde se desenvolvia a trama e